-
Moraes ameaça prender Aldo Rebelo por desacato durante depoimento no STF
-
‘Não somos bandidos’, diz Mourão a Moraes sobre se esconderia de Bolsonaro encontro com ministro
-
Braga Netto jogava vôlei em Copacabana em 8 de janeiro e ficou surpreso com invasões em Brasília
-
Dino alerta TSE para troca de 7 deputados após mudança nas sobras eleitorais
-
Prefeito de Ipatinga se afasta do cargo para viajar com a família a Orlando
PSB de Belo Horizonte oficializa novo presidente em meio à reestruturação
Nome do novo dirigente na capital já aparece no site do TSE; João Campos deve assumir presidência nacional do partido na próxima semana
Após ser anunciado como novo presidente do PSB em Belo Horizonte durante a visita do prefeito de Recife, João Campos (PSB), à capital mineira no fim de abril, Leonardo Bastos teve sua nomeação oficialmente registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) neste mês. Com a formalização, ele assume um cargo que estava vago desde dezembro de 2024, quando o então presidente municipal, Paulo Brant, surpreendeu colegas ao anunciar, por meio das redes sociais, sua pré-candidatura a deputado federal pelo MDB.
A mudança integra o processo de reestruturação que o PSB vem promovendo em todo o país. A visita de João Campos a Belo Horizonte marcou o anúncio do prefeito de Conceição do Mato Dentro, Otacílio Costa Neto, como novo presidente estadual do partido, em substituição ao deputado estadual Noraldino Júnior. No cenário nacional, João Campos deve assumir a presidência do PSB na próxima semana.
Segundo o presidente Leonardo Bastos, com as mudanças na gestão partidária, a sigla quer ampliar o número de parlamentares em Minas. “Com a renovação, desejamos aumentar números de deputados estaduais e federais eleitos e voltar a ter representantes na CMBH", afirmou à reportagem.
Em Belo Horizonte, o partido opera como comissão provisória por não ter atingido pelo menos 2% dos votos válidos em Minas na última eleição para deputado federal, em 2022. A situação já vigorava anteriormente. Nessa configuração, a escolha do presidente no estado e na capital não ocorre por meio de votação interna, mas por indicação direta da executiva nacional.
PSB em BH
Leonardo Bastos é filiado ao PSB desde 2007 e cumprirá mandato de um ano à frente do diretório municipal, juntamente com os demais integrantes da chapa. Entre eles estão Cesar Gordin, que assume a vice-presidência, e Gilson Guimarães, nomeado secretário de Assuntos Institucionais. Ambos foram candidatos a vereador por Belo Horizonte nas eleições de 2024, com 6.373 e 3.105 votos, respectivamente. Apesar das votações expressivas, o PSB não atingiu o quociente eleitoral necessário para conquistar uma cadeira na Câmara Municipal. Na prefeitura, há filiados à sigla ocupando cargos, cujas nomeações ocorreram por relações individuais, e não por indicação partidária.
O partido já teve dois prefeitos em Belo Horizonte: Célio de Castro (1997-2001) e Márcio Lacerda (2009-2017). Nas últimas eleições municipais, Paulo Brant foi candidato a vice-prefeito na chapa liderada por Gabriel Azevedo (MDB), que ficou em quarto lugar, com 133.728 votos, correspondendo a 10,55% dos votos válidos.