-
Mulher relata experiência após ficar morta por 8 minutos nos EUA
-
Norueguês encontra navio cargueiro encalhado no quintal
-
Europa reage à ameaça de Trump de tarifas de importação de 50%
-
Papa Leão 14 diz que família é 'união estável entre homem e mulher' em encontro com diplomatas
-
Gato prevê terremoto em Creta momentos antes de tremor de 6.1
Conclave no Vaticano: saiba como será a programação inicial
Cerimônia começa com missa na Basílica de São Pedro seguida de procissão até Capela Sistina, onde 133 eleitores permanecerão em reclusão
Os 133 cardeais eleitores da Igreja Católica iniciam o conclave para escolher o novo papa nesta quarta-feira (7 de maio) na Capela Sistina, no Vaticano. O processo eleitoral segue tradições centenárias e exige rigoroso sigilo dos participantes. Para ser eleito, o futuro pontífice precisará obter 89 votos, equivalente a dois terços dos votos válidos.
A programação oficial começa às 10h no horário local (5h em Brasília) com a celebração da missa "Pro Eligendo Romano Pontifice" na Basílica de São Pedro. Todos os cardeais com direito a voto devem participar desta cerimônia que marca formalmente o início do conclave.
Saiba quem são os cardeais apontados como favoritos para ser papa
Após o almoço na Casa Santa Marta, onde ficarão hospedados durante o período de reclusão, os cardeais retomam as atividades às 16h30 (11h30 em Brasília). Eles se reunirão primeiro na Capela Paulina para um momento de oração antes de seguirem em procissão até a Capela Sistina.
Na Capela Sistina, local da votação, os purpurados farão um juramento conforme determina a constituição apostólica Universi Dominici Gregis. Este compromisso estabelece que os eleitores mantenham absoluto sigilo sobre o processo e não permitam interferências externas.
O início da reclusão ocorre quando o Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias pronuncia "extra omnes", ordenando a saída de todos que não participam diretamente da eleição. A partir deste momento, os cardeais ficam completamente isolados do mundo exterior.
Saiba qual foi o papa mais velho já eleito no Conclave; recorde é controverso e pode cair
Um eclesiástico designado conduzirá uma meditação final para os cardeais após a saída dos não eleitores. Esta reflexão tem como objetivo relembrar aos participantes a responsabilidade espiritual envolvida na escolha do novo líder da Santa Sé.
O resultado de cada votação é comunicado por meio de sinais de fumaça visíveis para o mundo exterior. Fumaça preta indica que ainda não houve consenso, enquanto a fumaça branca anuncia a eleição do novo papa. Embora não exista prazo máximo para a duração do conclave, cardeais consultados recentemente esperam que o processo seja concluído em dois ou três dias.