-
‘Não somos bandidos’, diz Mourão a Moraes sobre se esconderia de Bolsonaro encontro com ministro
-
Deputado chama Lula de ‘ladrão’ e leva bronca de Lewandowski: ‘um líder respeitado mundialmente’
-
Comitiva de Zema em El Salvador será paga pelo Estado
-
Zema faz 30 ataques em 60 dias em narrativa contra Lula e o STF
-
Cid revela medo, lealdade a Bolsonaro e intenção de fugir em áudios: ‘Se Lula vencer, serei preso’
Lula encontra Mujica em posse do presidente do Uruguai: 'acima da média dos seres humanos'
Após encontro, petista citou fragilidade da saúde de Pepe Mujica, com metástase por um câncer no esôfago; uruguaio interrompeu intervenções médicas
BRASÍLIA — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encontrou o líder uruguaio Pepe Mujica nesse sábado (1º) durante a cerimônia de posse de Yamandú Orsi, eleito presidente do país.
O encontro é o primeiro após Lula condecorar Mujica com a Ordem Nacional do Cruzeiro, maior honraria concedida pelo Brasil, e depois da equipe médica diagnosticar o uruguaio com uma metástase iniciada em um câncer no esôfago. No início do ano, Mujica optou por interromper as intervenções médicas.
Lula e Mujica se viram rapidamente. Após a cerimônia, o petista disse que gostaria de conversar com o uruguaio, mas completou: “tenho que respeitar o estado de saúde do Mujica. Eu, na verdade, vou dar um grande abraço no Mujica”. O brasileiro também declarou a amizade pelo ex-presidente do Uruguai.
“O Mujica é uma daquelas pessoas que estão acima da média dos seres humanos”, disse. “Tenho um profundo, um profundo amor pelo Mujica. Não é nem amizade, é amor. Tenho um profundo respeito. Sei o que ele fez aqui no Uruguai. Sei o que ele tenta fazer no mundo”, completou.
Do encontro também participaram os ministros que acompanharam Lula na ida ao Uruguai — Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário; Alexandre Silveira, de Minas e Energia; Gleisi Hoffmann, das Relações Institucionais; Luciana Santos, da Ciência e Tecnologia; e Mauro Vieira, das Relações Internacionais.
'Cena grotesca', avalia Lula sobre encontro entre Trump e Zelensky
O presidente Lula afirmou, ainda nesse sábado, que o encontro entre os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, resultou em uma “cena grotesca” e “desrespeitosa”.
“Sinceramente, não sou diplomata, mas acho que a diplomacia, desde que o planeta Terra foi criado, desde que a diplomacia foi criada, não se via uma cena tão grotesca, tão desrespeitosa”, disse. “Acho que o Zelensky foi humilhado”, completou.