PREOCUPANTE

Vendas dos videogames Xbox Series X|S caíram quase 50% em 2024 na Europa

Uma das justificativas para o declínio na comercialização dos consoles da Microsoft foi a falta de lançamento de grandes jogos durante o ano ado.

Por André Willis
Publicado em 17 de janeiro de 2025 | 08:00

Apesar de ter sido um dos assuntos mais comentados entre a comunidade gamer no ano ado, os Xbox Series X|S sofreram o duro golpe da queda de 48% em suas vendas na Europa em 2024. A estatística foi revelada no balanço Games Sales Data, publicado pela VideogamesEurope, plataforma especializada na indústria dos jogos eletrônicos no Velho Continente. Os dados são referentes às vendas de consoles da Microsoft na Bélgica, Dinamarca, Espanha Finlândia, França, Itália, Portugal, Rússia, Suécia e Suíça.

Uma das justificativas para o declínio na comercialização dos consoles da Microsoft foi a falta de lançamento de grandes jogos durante o calendário do ano ado.

Opinião do especialista

Christopher Dring, CEO da GamesIndustry.biz, plataforma referência na indústria dos jogos eletrônicos, acredita que o desempenho de vendas dos Xbox Series X|S em 2025 seja melhor. Vale ressaltar que são aguardadas grandes franquias para os videogames neste ano, a começar pelo GTA VI.

Microsoft segue investindo em serviço

O Xbox Cloud Gaming, serviço com base de informações em nuvem que permite jogar sem a necessidade do console físico, está sendo aprimorado pela Microsoft. De acordo com o Windows Central, site especializado na cobertura das plataformas da empresa, a Microsoft está incorporando ao xCloud melhorias como transmissão de streaming em 4K, além de taxas de bits mais alta. Além disso, outras melhorias ao sistema envolvem o esperado e a jogos de PC e mais jogos em nuvem do Xbox para compra, o recurso 'transmita sua compra'.

Xbox Prime: nova geração está chegando?

Pode parecer cedo, mas talvez a nova geração de videogames da Microsoft desembarque no mercado já em 2026. A informação é do perfil na rede social X TheGhostOfHope, um vazador especializado na franquia Call of Duty. De acordo com ele, Xbox Prime seria a nomenclatura incial do projeto que pode suceder os consoles Series X|S, e que um novo título de COD seria considerado no primeiro dia de lançamento do console.

Ainda de acordo com o perfil, a possibilidade se dá de acordo "com os rumos que a Microsoft está tomando", sendo "um segredo aberto dentro da indústria". A atitude da empresa seria com o objetivo de se antecipar em relação ao lançamento do console rival PlayStation 6.