santos

Com Neymar, Santos perde do CRB nos pênaltis e está eliminado da Copa do Brasil

Santos é eliminado da Copa do Brasil e aprofunda crise dentro de campo

Por Lance
Publicado em 22 de maio de 2025 | 23:59

O Santos foi eliminado da Copa do Brasil pelo CRB nos pênaltis, após empate sem gols no tempo regulamentar. A decisão aconteceu nas cobranças alternadas, e o time alagoano levou a melhor.

A partida foi disputada na noite desta quinta-feira (22), no Estádio Rei Pelé, em Maceió, válida pelo jogo de volta da terceira fase da competição.

O confronto também ficou marcado pelo retorno de Neymar ao Santos. O camisa 10 entrou no segundo tempo e converteu uma das cobranças na disputa por pênaltis.

O CRB faturou R$ 3.638.250 pela classificação. O adversário na próxima fase ainda será definido por sorteio da CBF, em data a ser anunciada. Os jogos das oitavas estão previstos para as semanas dos dias 30 de julho e 6 de agosto.

Zé Rafael contra o CRB
Zé Rafael é titular do time do Santos pelo segundo jogo consecutivo. Meia assinou até o fim de 2027. (Foto: Raul Baretta/ Santos FC)

Como foi o jogo?

O Santos começou o primeiro tempo atacando, com Souza recebendo e de Barreal. Ele chutou da entrada da área, mas a bola saiu pela linha de fundo.

Aos 9 minutos, Rollheiser arrancou da defesa para o ataque e encontrou Deivid Washington livre de marcação. No entanto, o centroavante do Santos não conseguiu dominar a bola.

Nos minutos seguintes, o argentino também tentou avançar com Guilherme, mas foi travado ao tentar o chute a gol.

Douglas Baggio, do CRB, levou perigo ao conduzir a bola ao ataque em busca de Gegê, que cruzou para a área santista. Zé Ivaldo afastou o perigo. Em seguida, Baggio ainda tentou tocar para Souza, mas sofreu falta cometida por Guilherme.

Aos 17 minutos, Gabriel Brazão fez uma boa defesa após finalização de Thiaguinho, aproveitando a sobra da cobrança de escanteio.

Barreal tentou finalizar em duas oportunidades. Aos 20 minutos da primeira etapa, recebeu e de Deivid Washington, que inverteu a jogada. O argentino chutou, a bola foi desviada por Matheus Albino e saiu. Na sequência, conseguiu finalizar novamente, mas o goleiro adversário fez a defesa em dois tempos.

No fim do primeiro tempo, Gabriel Brazão defendeu um chute de Danielzinho, que recebeu e de Breno Herculano. Douglas Baggio também tentou finalizar, mas a bola ou por cima do gol.

O Santos voltou para o segundo tempo sem alterações. Logo no primeiro minuto, o CRB chegou com perigo: Douglas Baggio recebeu e de Gegê e finalizou, mas mandou por cima do gol.

O Peixe respondeu com Barreal, que buscou Guilherme em duas boas jogadas. Em ambas, o atacante tentou cruzar para a área, mas a defesa do time alagoano afastou o perigo.

Aos 10 minutos, o CRB teve a melhor chance até então. Higor Meritão arriscou um chute forte de fora da área, exigindo uma grande defesa de Gabriel Brazão, que, com uma bela intervenção de mãos trocadas, salvou o Santos.

No lance seguinte, Thiaguinho ou por Barreal com habilidade, limpou a marcação e bateu firme, obrigando Brazão a fazer mais uma defesa importante, espalmando para longe.

Aos 12 minutos, o técnico Cléber Xavier promoveu a entrada de Thaciano no lugar de Barreal. Sete minutos depois, o camisa 16 recebeu de Rollheiser e tentou um cruzamento, mas a bola saiu pela linha de fundo.

Aos 20 minutos, Rollheiser deixou o campo para a entrada de Neyrmar, que retornou após cinco semanas afastado por uma segunda lesão na parte posterior da coxa esquerda. Zé Rafael também foi substituído, dando lugar a Gabriel Bontempo.

Com as mudanças, o Santos intensificou a pressão sobre o CRB, com destaque para o camisa 10. Primeiro, Neyrmar deu um e de trivela para Souza, que finalizou. Matheus Albino fez grande defesa.

Na sequência, Thaciano cabeceou com firmeza, mas novamente Matheus Albino apareceu bem para evitar o gol. Em seguida, Guilherme soltou uma verdadeira bomba em direção à meta, e o goleiro do Galo de Campina operou seu terceiro milagre na partida, mantendo o placar inalterado.

Neymar ainda articulou jogadas com Guilherme e Souza, mas acabou desarmado por Douglas Baggio. Aos 34 minutos, o CRB quase abriu o placar: Rafinha avançou pela esquerda e finalizou com força, exigindo mais uma boa defesa de Gabriel Brazão, que espalmou para escanteio.

O Santos continuou pressionando. Neymar e Thaciano buscaram o ataque pelo lado direito, mas a defesa adversária conseguiu neutralizar a jogada. Aos 40 minutos, Cléber Xavier promoveu duas alterações: Tiquinho entrou no lugar de Deivid Washington e João Basso substituiu Souza.

Três minutos antes, aos 37, Neymar havia cobrado escanteio pela direita. Matheus Albino saiu bem do gol, subiu na pequena área e ficou com a bola. Aos 41, foi a vez do CRB responder: Vinícius avançou pela direita e cruzou para a área. Mikael, com o gol aberto, desperdiçou uma chance clara.

O Peixe ainda tentou novamente com Neymar, que finalizou rasteiro, mas parou mais uma vez nas mãos do goleiro do time alagoano. No último lance, o capitão santista cobrou uma falta e a bola parou novamente no goleiro Matheus Albino.

Com o empate no tempo normal do jogo, a classificação foi definida nos pênaltis.

Ordem das cobranças:

Meritão (CRB) ✔️
Neymar (Santos) ✔️
Fernando Henrique (CRB) ❌
Guilherme (Santos) ❌
Matheus Ribeiro (CRB) ✔️
Rincón (Santos) ✔️
Luis Segovia (CRB) ✔️
Tiquinho (Santos) ✔️
Henri (CRB) ✔️
Gabriel Bontempo (Santos) ✔️
Weverton (CRB) ✔️
Zé Ivaldo (Santos) ❌

Desfalques do Santos:

  • Gil (liberado para resolver problemas familiares)
  • Aderlan (dores na coxa direita)
  • João Schmidt (lesão no músculo do bíceps femoral da coxa esquerda)
  • Escobar (suspenso)
  • Soteldo (lesão no músculo bíceps femoral da coxa esquerda)
  • Diego Pituca (tendinite no tendão de Aquiles da perna esquerda)

    Ficha técnica:

    ✅ FICHA TÉCNICA
    CRB 0 X 0 SANTOS - PÊNALTIS (5x4)
    🏆3ª FASE - VOLTA - COPA DO BRASIL
    📆 Data e horário: quinta-feira, 22 de maio, às 21h30 (de Brasília);
    📍 Local: Estádio Rei Pelé (Maceió, em Alagoas)
    🗣️ Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
    🚩 Assistentes: Alex dos Santos (SC) e Thiaggo Americano Labes (SC)
    🖥️ VAR: Marco Aurelio Augusto (MG)

    🟨 Cartão amarelo: Souza e Zé Ivaldo (Santos); Lucas Kallyel (CRB)

    Escalações:

    Escalação do CRB (Técnico: Eduardo Barroca)
    Matheus Albino; Weverton, Henri, Luis Segovia e Matheus Ribeiro; Meritão, Gegê (Kallyel) e Danielzinho (Fernando Henrique); Thiaguinho (Rafinha), Douglas Baggio (Vinícius Nunes) e Breno Herculano (Mikael).

    Escalação do Santos (Técnico: Cléber Xavier)
    Gabriel Brazão, Leo Godoy, Zé Ivaldo, Luan Peres e Souza (João Basso); Tomás Rincón, Zé Rafael (Gabriel Bontempo) e Rollheiser (Neymar); Barreal (Thaciano), Guilherme e Deivid Washington (Tiquinho).