mais esportes

Brasil sediará Mundial de Tênis de mesa pela primeira vez na história

Competição acontecerá no Rio de Janeiro, em 2029

Por Lance
Publicado em 27 de maio de 2025 | 11:39

O Brasil segue fazendo história no tênis de mesa. Nesta terça-feira (27), o Rio de Janeiro foi anunciado oficialmente como sede do Mundial de 2029, colocando mais uma vez o país no mapa da modalidade. Será a primeira vez na história que a América Latina receberá a competição, que já acontece desde 1926.

➡️WTT disponibiliza ingressos para torneio no Brasil com Calderano; veja valores

A confirmação do Brasil como sede aconteceu durante evento realizado em Doha, que recebeu a edição de 2025 do Mundial, que contou com o melhor resultado de um mesatenista latino-americano da história. No último domingo (25), Hugo Calderano conquistou a prata inédita e subiu ao pódio do Mundial pela primeira vez.

Tênis de mesa brasileiro está em ascensão
Tênis de mesa brasileiro está em ascensão (Divulgação/WTT)

Brasil vive grande fase no tênis de mesa

Historicamente, o tênis de mesa é um esporte com domínio asiático e europeu, mas nos últimos anos, o Brasil vem conquistando resultados expressivos no cenário internacional da modalidade, especialmente com Hugo Calderano. Terceiro melhor do mundo, o carioca conquistou o título inédito da Copa do Mundo pela primeira vez nesta temporada, além da medalha inédita no Mundial.

Além disso, Calderano vem melhorando o retrospecto brasileiro em Jogos Olímpicos, superando suas marcas uma edição após a outra. Em Paris 2024, apesar de não subir ao pódio, ele se tornou o primeiro brasileiro a alcançar as semifinais da competição.

Bruna Takahashi é outro nome de destaque do tênis de mesa no país, com campanha histórica no Mundial de Doha, se tornando a primeira mulher brasileira a disputar as oitavas de final da competição.