TOCA II

Sem Fábio, Cruzeiro inaugura espaço em homenagem aos 'Heróis da Nação Azul'

O novo espaço inaugurado na Toca II estampa imagens de jogadores e suas respectivas conquistas no clube

Por Raíssa Oliveira
Atualizado em 25 de maio de 2025 | 15:43

O Cruzeiro finalizou neste domingo (25 de maio) a fase 1 das obras para modernização da Toca II. Entre as novidades, está um espaço batizado de 'Heróis da Nação Azul', que homenageia grandes ídolos que aram pelo clube. Entre os nomes estão os ex-jogadores Sorín, Alex, Dida e Ronaldo — ex-dono do clube. O goleiro Fábio, considerado um dos maiores ídolos da história da Raposa, não aparece no mural.

"Para a gente chegar aqui hoje, com o Cruzeiro nessa estrutura, aram pelos pés e mãos desses atletas que estão estampados no nosso vidro, no nosso espaço. São atletas importantes que fizeram parte da grandeza do Cruzeiro e que ajudaram a construir o clube e a chegar nesse patamar. Sem esses atletas, e vários outros que gostaríamos de homenagear, mas que o espaço ficou curto, o clube não teria alcançado o que alcançou", afirmou o vice-presidente do Cruzeiro, Pedro Junio, em vídeo de inauguração do novo espaço.

O novo espaço inaugurado na Toca II estampa, em uma espécie de vitral, imagens de jogadores e suas respectivas conquistas no clube. No vídeo divulgado pela Raposa, é possível ver os ex-jogadores Geraldo II, Niginho, Natal, Dirceu Lopes, Tostão, Zé Carlos, Nelinho, Piazza, Perfumo, Raul Plassmann, Palhinha, Joãozinho, Ronaldo, Marcelo Ramos, Nonato, Dida, Ricardinho, Sorín e Alex.

Ausência de Fábio

Após a divulgação, a ausência do goleiro Fábio, considerado um dos maiores ídolos da história da Raposa, foi notada pelos torcedores. Um deles comentou: "faltou o Fábio", enquanto outro pontuou que o goleiro está atuando em outro clube. "Vai colocar foto do Fábio sendo que ele está jogando em outro clube? Espera ele aposentar primeiro", opinou.

Atuando no Fluminense desde 2022 - após não chegar a um acordo para renovação de contrato com a então gestão da raposa, comandada por Ronaldo Nazário -  Fábio é o jogador que mais atuou pelo Cruzeiro, com mais de 900 jogos disputados. Com a camisa celeste, o goleiro foi bicampeão brasileiro consecutivo pelo clube em 2013 e 2014, além de bicampeão da Copa do Brasil em 2017 e 2018.

Em nota divulgada no site oficial, o Cruzeiro explicou que o simbólico conta com as imagens de atletas que já anunciaram a aposentadoria. "O simbólico conta com as imagens de alguns dos maiores atletas que já concluíram suas carreiras e defenderam o Cabuloso nesses 104 anos de história. Porém, representa de uma forma geral a todos que se dedicaram para tornar o Cruzeiro vitorioso", afirma.