-
Trio do Atlético é convocado para defender a seleção na próxima Data Fifa
-
Copa do Brasil chega a 10 classificados às oitavas; confira os próximos confrontos
-
Cruzeiro tem interesse na contratação de Douglas Santos
-
Campeão da Tríplice Coroa pede ajuda da torcida do Cruzeiro para ter a camisa de 2003
-
Atlético divulga parcial de ingressos para jogo contra o Corinthians na Arena MRV
Galo em vantagem: confira como foram últimos dez clássicos entre Cruzeiro e Atlético no Mineirão
Time alvinegro tem mais vitórias no recorte recente do clássico no Gigante da Pampulha
No próximo domingo (18), o Mineirão vai receber mais um clássico entre Cruzeiro e Atlético. Os rivais de BH se encaram a partir de 20h30, em jogo válido pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro 2025. Se depender do retrospecto recente de clássicos no Gigante da Pampulha, a torcida do Galo tem motivos para ficar otimista.
Os últimos clássicos no Gigante da Pampulha têm sido melhores para o Atlético, que acumula mais vitórias nos últimos dez jogos que as duas equipes disputaram no estádio. Neste recorte, são cinco vitórias alvinegras, contra três do Cruzeiro. Outros dois duelos ficaram empatados.
Para se ter ideia, a última vitória do Cruzeiro em um clássico no Mineirão foi há quatro anos. A Raposa venceu por 1 a 0, pela 1ª fase do Campeonato Mineiro de 2021.
Parte desses dez confrontos entre Cruzeiro e Atlético no Mineirão foram decisivos. Pelo lado do Galo, duas das vitórias renderam títulos do Campeonato Mineiro, em 2022 e 2024. Ambos os duelos finais foram no Gigante da Pampulha e terminaram com vitória alvinegra (3 a 1 para o Galo nos dois jogos).
Já para a Raposa, uma das vitórias valeu o título estadual. Em 2019, o Cruzeiro venceu o jogo de ida no Mineirão por 2 a 1 na final e conquistou o título após empatar o duelo de volta em 1 a 1, no Independência.
Também em 2019, o time azul eliminou o Galo da Copa do Brasil, também após construir o resultado em casa. No Mineirão, venceu por 3 a 0 e se classificou após perder por 2 a 0 no Horto, na partida de volta.
Somando todos os últimos dez clássicos no Mineirão, o Cruzeiro marcou 10 gols. Já Atlético balançou as redes 13 vezes.
Relembre abaixo como foram os últimos dez clássicos no Mineirão:
Cruzeiro 0 x 2 Atlético - Campeonato Mineiro 2025 - 1ª fase
As equipes chegaram ao duelo em momentos diferentes. Enquanto o Cruzeiro vinha em um momento de recuperação na temporada, o Atlético ainda tinha desempenho irregular. Mas apesar do leve favoritismo azul, o Galo levou a melhor.
Aos 27 minutos do primeiro tempo, Gabigol, do Cruzeiro, foi expulso após agredir o zagueiro Lyanco, do Atlético. O time alvinegro aproveitou a vantagem numérica e, no segundo tempo, Hulk apareceu para decidir o clássico a favor do Galo com dois gols, em pleno Mineirão lotado.
Cruzeiro 0 x 0 Atlético - Campeonato Brasileiro 2024 - 2º turno
Em uma partida com poucas chances reais de gol, Galo e Raposa ficaram no 0 a 0. O Atlético teve duas grandes chances, com Gustavo Scarpa e Paulinho, mas Cássio, com boa defesa, e o lateral-direito William (tirando em cima da linha) apareceram para impedir.
Pelo lado azul, Barreal quase marcou em chute cruzado que ou perto da meta de Éverson. E na etapa final, Arthur Gomes acertou a trave alvinegra, após Éverson desviar a finalização do atacante celeste.
Cruzeiro 1 x 3 Atlético - final do Campeonato Mineiro 2024 – jogo de volta
Após empatar por 2 a 2 o jogo de ida na Arena MRV, o Cruzeiro chegou ao jogo de volta da decisão do Campeonato Mineiro 2024 em vantagem. Porém mesmo com um Mineirão repleto de cruzeirenses, o Galo dominou a etapa inicial e chegou perto de abrir o placar, mas ficou no zero.
No segundo tempo, a Raposa melhorou e deu a impressão de que ficaria com o título, quando Mateus Vital fez 1 a 0 para os donos da casa. Mas o Atlético buscou a reação e virou para 3 a 1, com gols de Saravia, Hulk e Gustavo Scarpa. O título ficou com o time alvinegro.
Atlético 3 x 1 Cruzeiro - final do Campeonato Mineiro 2022 – jogo único
De um lado, o Galo que vinha de uma temporada anterior mágica, conquistando Campeonato Mineiro, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. Do outro, um Cruzeiro em reconstrução, buscando se ajustar para tentar voltar à Série A do Campeonato Brasileiro. A Raposa até lutou, mas acabou sucumbindo à superioridade técnica do Galo, que venceu por 3 a 1 – gols de Hulk (2) e Nacho Fernández. Edu fez o tento de honra da Raposa.
Nesta partida, o Mineirão recebeu 50% de cada torcida, pela primeira vez após cinco anos.
Atlético 2 x 1 Cruzeiro - Campeonato Mineiro 2022 – 1ª fase
Antes da decisão do Mineiro de 2022, Atlético e Cruzeiro se encontraram na 1ª fase do estadual. Após um início melhor do Galo, que tinha 90% dos torcedores no estádio, a Raposa, que contava com 10% dos presentes, melhorou e abriu o placar com o garoto Vitor Roque, já na etapa final.
Porém no fim da partida, um pênalti polêmico mudou a história do jogo. Hulk foi ao chão após dividida com William Oliveira na grande área. O árbitro marcou a penalidade, e o próprio Hulk converteu. Nos acréscimos, o Atlético chegou à virada e garantiu a vitória com o atacante Ademir.
Cruzeiro 1 x 0 Atlético - Campeonato Mineiro 2021 – 1ª fase
Esta foi a última vitória do Cruzeiro em clássicos no Mineirão. O Galo chegou ao duelo como favorito, por ter um time com mais investimento e em momento melhor. Mas isso não se refletiu em campo.
Em um duelo parelho e disputado, a Raposa venceu por 1 a 0, com um golaço coletivo. Uma bela troca de es entre Matheus Pereira (lateral-esquerdo revelado na base celeste) e Rafael Sóbis deixou o atacante Ayrton na cara do goleiro Éverson. O ponta cruzeirense bateu com categoria para garantir a vitória estrelada.
Este clássico foi disputado sem a presença de torcedores, devido a restrições de circulação causadas pela pandemia do coronavírus.
Atlético 2 x 1 Cruzeiro - Campeonato Mineiro 2020 – 1ª fase
Este foi o primeiro clássico disputado após a queda do Cruzeiro para a Série B do Campeonato Brasileiro. Ainda tentando se remontar após o rebaixamento, a Raposa encarou o Galo em um Mineirão com maioria atleticana. E quem se deu bem foi o time alvinegro, que abriu o placar com Igor Rabello.
O Cruzeiro até reagiu e empatou com o atacante Thiago no segundo tempo. Mas um golaço do venezuelano Otero, que acertou uma bomba no ângulo do goleiro Fábio, garantiu a alegria da Massa do Galo.
Cruzeiro 0 x 0 Atlético - Campeonato Brasileiro 2019 – 2º turno
Um clássico sem inspiração. Com ambos os times querendo garantir a permanência na Série A do Campeonato Brasileiro, Raposa e Galo fizeram um clássico que até teve luta, mas não teve técnica. Mesmo com um elenco recheado de grandes nomes, como Thiago Neves e Robinho, o time celeste não conseguiu a vitória. O Galo, que tinha elenco bem inferior, garantiu um ponto fora de casa.
Cruzeiro 3 x 0 Atlético - quartas de final da Copa do Brasil 2019 – jogo de ida
Apesar de ter um elenco bem mais poderoso, o Cruzeiro vivia momento de oscilação na temporada. Já o Atlético vinha se ajustando no ano, o que gerou boa expectativa de seus torcedores. Porém, em campo, a Raposa mostrou bem mais eficácia e contou com um jogador que desequilibrou.
Revelado pelo Grêmio, o atacante Pedro Rocha acabou com o duelo a favor do time azul. Primeiro, marcou um golaço, em um petardo que entrou na gaveta do goleiro Victor. Depois, puxou contra-ataque mortal, antes de driblar o goleiro atleticano e servir Thiago Neves, que só empurrou para o gol.
Na etapa final, Robinho deu números finais e decretou o 3 a 0 a favor da Raposa, que acabou classificada após derrota por 2 a 0 no jogo de volta.
Cruzeiro 2 x 1 Atlético - final do Campeonato Mineiro 2019 – jogo de ida
Desta vez, quem chegava como favorito era o Cruzeiro, que vinha de excelente campanha na fase de grupos da Libertadores daquele ano – cinco vitórias em seis jogos. O Galo vinha de uma goleada por 4 a 1 para o Cerro Porteño-PAR, pela mesma Libertadores, e estava praticamente fora do torneio continental. Tudo apontava para supremacia azul, mas não foi bem assim.
Fazendo um jogo inteligente na marcação e se aproveitando da chuva, o Galo segurou o ímpeto do Cruzeiro e até chegou com perigo à meta celeste. Porém ao fim do primeiro tempo, Marquinhos Gabriel abriu o placar para os donos da casa.
Na etapa final, o time alvinegro reagiu e empatou com o atacante Ricardo Oliveira. Mas o zagueiro Léo, em gol polêmico por possível impedimento, deu a vitória ao Cruzeiro, que acabou campeão estadual após empatar o jogo de volta, no Independência, em 1 a 1.