-
Síndrome mão-pé-boca – Confira cuidados
-
Manga: homem é condenado por tentar matar ex-esposa adolescente com 16 facadas
-
Pai mata cobra que picou sua filha de 6 anos e entrega animal ao Samu para saberem qual soro usar em MG
-
Buscas continuam por idoso de 88 anos que desapareceu em área de mata em Água Boa
-
Hora da Castanha
Skeleton Crew: Star Wars resgatando a alma das aventuras dos anos 80
Com referências a Goonies e E.T., nova série aposta em leveza e nostalgia para trazer uma história original
Quem diria que recuperar o espírito dos anos 80 faria tão bem a Star Wars? Em meio a um universo cada vez mais dependente de histórias interligadas e personagens consagrados, a Lucasfilm surpreende com Skeleton Crew, uma série que aposta em uma abordagem mais leve, nostálgica e voltada ao público infantojuvenil.
Inspirada pelos clássicos coming-of-age da Amblin Entertainment (como Os Goonies e E.T.), a produção acompanha quatro crianças, moradoras de um planeta pacífico alheio aos perigos da recente guerra contra o Império.
Qual a história de Skeleton Crew?
Vasculhando as matas perto de casa, elas acabam encontrando e ativando acidentalmente uma nave adormecida, que as leva para o outro lado da galáxia. Iniciando uma jornada de amadurecimento e amizade, enquanto descobrem mistérios sobre seu planeta natal e tentam escapar de perigos inesperados, como piratas espaciais que am a persegui-los.
Leia também:
The Last of Us: O que esperar da nova temporada da série
O maior mérito de Skeleton Crew está na forma como a série trata seu grupo protagonista. As crianças têm autonomia dentro da trama para tomarem suas próprias decisões, ao mesmo tempo em que há espaço para cometerem erros típicos do excesso de ingenuidade e imprudência. Tudo isso torna a jornada mais envolvente à medida que vão aprendendo como se virar e em quem confiar.
A dinâmica melhora também a partir da introdução do personagem de Jude Law, que possui uma construção complexa dentro da própria saga. Cercado de mistério e dualidades morais, incorpora elementos de diversos grupos já definidos anteriormente e oferece um contraponto interessante à leveza do grupo central.
Outro acerto importante está na ambientação: a história se a em um canto isolado da galáxia, alguns anos após os eventos de O Retorno de Jedi (1983). Isso permite que a série se mantenha independente de referências diretas a personagens ou eventos clássicos de Star Wars, podendo ser assistida sem conhecimento prévio de outras produções da franquia.
Por outro lado, Skeleton Crew não foge de tropeços: O roteiro, por vezes, opta por soluções fáceis, em que personagens se comportam fora do tom, apenas como um artifício para movimentar a trama, quebrando a imersão de uma história coesa.
Além disso, a ausência de um epílogo, deixa a sensação de um encerramento abrupto, já que não explora nenhum desenrolar dos acontecimentos finais da temporada.
Ainda assim, o saldo é positivo. Skeleton Crew é uma grata surpresa no universo de Star Wars, trazendo de volta o senso de aventura simples, cheia de coração, e que pode ser assistida por toda a família.
Star Wars: Skeleton Crew está disponível na Disney+.
Vai ter 2ª temporada de Skeleton Crew?
Apesar dos elogios, nada está confirmado. O grande problema foi a falta de público: a série foi muito menos assistida do que as demais produções da franquia para o Disney+. Num cenário de guerra dos streamings, sobrevivem aquelas que mais captam novos usuários.
Mesmo assim, Jon Watts (criador da série) tem planos para continuar essa história. Algo que seria bem vindo, dada a falta de conclusão da primeira temporada, além do cenário de amplas possibilidades de novas aventuras que essa nova abordagem proporciona.
Conteúdo relacionado:
Primeira imagem da 3ª temporada de Star Wars Visions é divulgada
Veja também a análise em vídeo: