Operações de repressão
Curso visa capacitação de profissionais das áreas de defesa, inteligência, fiscalização e controle aduaneiro

Entre os dias de 25 e 29 de novembro de 2024, ocorrerá na cidade de Salvador (BA) o curso de planejamento de operações de repressão qualificada realizado pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Diopi/Senasp/MJSP). Essa diretoria atua em atividades de inteligência e operações policiais, promovendo, entre outras, ações de capacitação.
O sentido da capacitação é propiciar aos profissionais das áreas de defesa, inteligência, fiscalização e controle aduaneiro, as competências necessárias para que possam realizar suas atividades com mais qualificação, além de exercer a prevenção e a repressão de ilícitos nos Estados que fazem fronteiras com os países sul-americanos.
Nesse sentido, a Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública propôs o Curso de Planejamento de Operações de Repressão Qualificada, com a malha curricular que contribui para aperfeiçoar os conhecimentos da compreensão dos mecanismos que envolvem a realização de uma Operação de Repressão Qualificada (ORQ), desde a concepção do planejamento, amadurecimento até o desencadeamento operacional simultâneo, entre outros.
Sendo assim, essa diretoria trabalha com o intuito de capacitar, preparar, ensinar e difundir conhecimentos para os profissionais que desenvolvam atividades especializadas.
O objetivo geral do curso é o de capacitar profissionais de segurança pública para a compreensão dos mecanismos que envolvem a realização de uma ORQ, da concepção do planejamento, do amadurecimento até o desencadeamento operacional simultâneo. Participarão do curso policiais civis de todas as carreiras, pois a atuação da polícia judiciária nessa capacitação produzirá uma melhor resposta nessa atividade repressiva.
As disciplinas ministradas arão por métodos, ferramentas e técnicas de planejamento, planejamento de operações integradas, operação de repressão qualificada e crime organizado, medidas cautelares, cadeias de custódia, análise de riscos de operações policiais e inteligência, polícia judiciária e, ao final, o planejamento operacional com estudo de caso.
Durante a realização das ORQs são investigados e combatidos diversos crimes, tais como os de homicídio, tráfico de drogas e associação para o tráfico, tráfico de armas e munições, roubo, furto, receptação e adulteração de sinais identificadores de veículos, roubo a instituições financeiras e estabelecimentos comerciais.
Além disso, atuam no combate a crimes de sonegação fiscal, formação de quadrilha, falsidade ideológica e de documento público, estelionato, corrupção de menores, corrupção iva, peculato, receptação e comercialização de carga roubada, entre outros crimes. Percebemos, assim, que a persistência é o menor caminho para o êxito.
Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública, Secretaria Nacional de Segurança Pública, Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência. Curso de Planejamento de Operações de Repressão Qualificada – 3ª edição.