PBH é premiada por projetos de inovação e promoção do turismo na capital mineira
as Abertas e Menuuh ganharam prêmios nas categorias “Inovação” e “Promoção e Marketing” no Prêmio Ibero-Americano de Destino Turístico Inteligente 2025
A Prefeitura de Belo Horizonte foi reconhecida com dois prêmios durante a Feira Internacional de Destinos Inteligentes (Fidi), ocorridq em Bonito (ms) A capital mineira conquistou o Prêmio Ibero-Americano de Destino Turístico Inteligente 2025 nas categorias “Inovação”, com o projeto as Abertas, e "Promoção e Marketing", com a iniciativa Menuuh, experiências turísticas de Belo Horizonte. Nesta segunda edição da premiação, foram avaliados um total de 172 iniciativas, com o objetivo de reconhecer esforços no setor que promovam a inovação e o desenvolvimento sustentável no turismo.
“As premiações consolidam os esforços de todo o ecossistema do turismo de Belo Horizonte na implementação da metodologia DTI na cidade. As iniciativas premiadas, os projetos Menuuh e as Abertas, foram cuidadosamente elaboradas, alinhando-se à diretriz central da metodologia, que integra governança, responsabilidade social e sustentabilidade. Agradeço o envolvimento dos atores do turismo da capital mineira, em especial ao Sebrae Minas, pelas valiosas parcerias nos projetos reconhecidos. Nossa participação na FIDI também nos proporcionou a oportunidade de conquistar reconhecimento em nível regional e internacional, fortalecendo a imagem de Belo Horizonte como destino turístico”, afirmou Bárbara Menucci, presidente da Belotur.
Os projetos de Belo Horizonte foram apresentados para gestores municipais, acadêmicos, agentes de turismo e entusiastas do setor. Além disso, a Belotur, enquanto membro titular da Rede Ibero-americana de Destinos Turísticos Inteligentes, foi convidada a apresentar no evento o “Patrimônio Inteligente”, com a participação de Olivia Estrella, da “Turisme Comunitat Valenciana” (INVAT·TUR), e Sebastian Saavedra, da Secretaria Municipal de Turismo do Rio de Janeiro.
A Feira Internacional de Destinos Inteligentes (FIDI Bonito-MS), que chega à sua terceira edição em 2025, foi encerrada no dia 22 de março. O evento, organizado pelo Instituto Ciudades del Futuro da Argentina, promove a troca de conhecimentos e debates sobre turismo inteligente, reunindo profissionais do setor, empresas, gestores municipais, estudantes e representantes do setor de turismo e tecnologia de diversas partes do mundo. A FIDI adota uma abordagem abrangente, focando em pilares essenciais para a construção de destinos mais sustentáveis, íveis e inovadores.
Conheça abaixo as iniciativas de Belo Horizonte premiadas no evento.
Menuuh
O catálogo ‘Menuuh’ apresenta 18 experiências inovadoras nas áreas de gastronomia, música, agroecologia, cervejaria, arte e design, entre outras, para aqueles que desejam vivenciar Belo Horizonte de uma maneira única. Esses roteiros foram elaborados e aprimorados por meio de um trabalho de diversificação e ampliação da oferta turística na cidade, fruto de um convênio entre o Sebrae Minas e a Belotur.
A elaboração dos roteiros do catálogo Menuuh: Experiências Turísticas de Belo Horizonte faz parte do projeto Acelera Check-in Turismo, trabalho da Belotur e do Sebrae Minas que mapeia os principais produtos e experiências turísticas da capital mineira, levando em consideração a demanda do mercado. Também participaram da produção do material os empreendedores do setor de turismo que fazem parte do ‘Programa Belo Horizonte Receptiva’, iniciativa da Belotur que visa sensibilizar e capacitar os profissionais da cadeia produtiva da cidade, apoiando na estruturação e qualificação dos produtos e serviços ofertados a fim de comercializá-los de maneira eficaz.
as Abertas
A atividade as Abertas (foto acima, crédito: Jackson Romanelli / Divulgação) integrou a programação a primeira edição da Bienal da Gastronomia, realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte em 2023. Inspirado no modelo ‘atelier aberto’, o intuito da proposta foi promover o intercâmbio de experiências entre os chefs de cozinha de estabelecimentos de destaque de Belo Horizonte com estudantes da área, empreendedores, produtores locais, jornalistas e influenciadores gastronômicos. A atividade foi realizada pela Belotur em parceria com o Sebrae Minas. A atuação dos chefs ocorreu sob três eixos: visão e modelo de negócios; promoção e valorização da gastronomia e cultura alimentar e técnicas e produção local.A Bienal da Gastronomia é uma das ações da Prefeitura de Belo Horizonte de valorização ao título de Cidade Criativa da Gastronomia, concedido à capital pela Unesco.
Destino Turístico Inteligente
O conceito de Destino Turístico Inteligente (DTI) foi criado na Espanha, em 2012, pela Sociedade Mercantil Estatal para a Gestão de Inovação e Tecnologias Turísticas (Segitur) e se inspira nas Smart Cities. Um destino inteligente é um destino turístico inovador, consolidado numa infraestrutura tecnológica de ponta, que garante o desenvolvimento sustentável do território turístico. ível a todos, facilita a interação e integração dos visitantes com o ambiente e melhora a qualidade da sua experiência no destino.
Em 2021, o Ministério do Turismo iniciou o projeto-piloto Modelo DTI Brasil, adaptando a metodologia espanhola à realidade brasileira. Para isso, assinou uma parceria com o Instituto Cidades do Futuro (ICF), criado pela Fundação Cidade de La Plata, que promove um método para planejamento comunitário e de destino turístico inteligente na Argentina e na América Latina.
No ano seguinte, a Belotur iniciou a implementação da metodologia em Belo Horizonte. Desde então, a cidade se tornou membro titular da Rede Ibero-Americana de Destinos Turísticos Inteligentes e foi selecionada para integrar o Programa Turismo Futuro Brasil, iniciativa do Sebrae e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), sendo uma das 12 cidades brasileiras selecionadas, entre as 300 inscritas, para receber assessoria personalizada na elaboração de instrumentos de planejamento e implementação de ações-chave que devem ser aderentes ao sistema DTI. Em razão do andamento dessas ações, Belo Horizonte recebeu em dezembro de 2023, durante o Salão do Turismo em Brasília, o certificado de Destino Turístico em Transformação concedido pelo Ministério do Turismo.