e mais publicações de Henrique Carvalho

Henrique Carvalho

Cristão, filho do Deus vivo, casado e jornalista. Busco compartilhar estudos e reflexões bíblicas de forma simples e ível. Meu desejo é incentivar a leitura da Palavra de Deus e ajudar outras pessoas a crescerem na fé. Que cada texto aqui publicado possa edificar sua vida e fortalecer sua comunhão com o Senhor. Seja bem-vindo(a)!

BATALHA ESPIRITUAL

Como vencer os maus momentos do dia a dia

Devemos permanecer firmes em Deus para conseguirmos enfrentar o inimigo nos dias maus

Por Henrique Carvalho
Publicado em 15 de maio de 2025 | 15:41

“Ouçam! O braço do Senhor não é fraco demais para salvá-los, nem seu ouvido é surdo para ouvi-los. Foram suas maldades que os separaram de Deus; por causa de seus pecados, ele se afastou e já não os ouvirá. Suas mãos estão manchadas de sangue, e seus dedos, imundos de pecado. Seus lábios estão cheios de mentiras, e sua boca transborda de corrupção. Ninguém se preocupa em ser justo e íntegro; os processos judiciais se baseiam em mentiras. As pessoas concebem maldades e dão à luz o pecado.” (Isaías 59:1-4)

Uma angústia toma conta. Uma sensação de vazio. Uma tristeza na alma sem motivo aparente. Fico assim quando percebo que Deus se afastou de mim.

A primeira coisa que aprendi quando me converti é que todos nós não somos merecedores de todo o cuidado que recebemos de Deus — não vou nem entrar no mérito da salvação.

Vamos lembrar o que Paulo diz aos Romanos:

“E eu sei que em mim, isto é, em minha natureza humana, não há nada de bom, pois quero fazer o que é certo, mas não consigo. Quero fazer o bem, mas não o faço. Não quero fazer o que é errado, mas, ainda assim, o faço. Então, se faço o que não quero, na verdade não sou eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim. Assim, descobri esta lei em minha vida: quando quero fazer o que é certo, percebo que o mal está presente em mim.” (Romanos 7:18-21)

Somos presenteados com cuidado, carinho, zelo e amor sem medida. E muitas vezes respondemos como? Mantendo nossas atitudes pecadoras que nos separam Daquele que deu seu único Filho como prova do seu amor por nós.

É como se vivêssemos num lamaçal de pecado. Tomamos um banho e ficamos limpos. Porém, uma força nos faz pular de cabeça novamente na lama. Aquilo parece ser nosso habitat natural.

E é justamente contra essa força que devemos aprender a lutar. É ela que rege o mundo em que vivemos. Nosso adversário, como relata o apóstolo Paulo em sua carta aos Efésios, não está encarnado. Saiba que ele é bem mais sutil do que imaginamos:

“Vistam toda a armadura de Deus, para que possam permanecer firmes contra as estratégias do diabo. Pois nós não lutamos contra inimigos de carne e sangue, mas contra governantes e autoridades do mundo invisível, contra grandes poderes neste mundo de trevas e contra espíritos malignos nas esferas celestiais.” (Efésios 6:11-12)

Se não mantivermos a guarda levantada, somos atacados diariamente por essa força que nos leva a viver de forma natural, uma vez que nossa natureza é pecadora.

Essa proteção vem de Deus. Mas, se fazemos aquilo que não agrada ao nosso Senhor, nos afastando dele, como poderemos ser protegidos desse ataque do mal?

Na sequência de sua carta aos Efésios, o apóstolo Paulo escreve:

“Portanto, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir ao inimigo no tempo do mal. Então, depois da batalha, vocês continuarão de pé e firmes. Assim, mantenham sua posição, colocando o cinto da verdade e a couraça da justiça. Como calçados, usem a paz das boas-novas, para que estejam inteiramente preparados. Em todas as situações, levantem o escudo da fé, para deter as flechas de fogo do maligno. Usem a salvação como capacete e empunhem a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. Orem no Espírito em todos os momentos e ocasiões. Permaneçam atentos e sejam persistentes em suas orações por todo o povo santo.” (Efésios 6:13-18)

Estamos numa batalha diária. Enquanto estivermos aqui neste mundo, não haverá descanso. Cuide de você. Cuide da sua família.

Pense bem em quem você coloca dentro da sua casa, com quem está se relacionando, reavalie suas amizades. Não permita que o diabo enfraqueça sua fé em Deus.

Você não está só nessa batalha. Que tudo o que façamos seja para a glória de Deus!

Um grande abraço e até a próxima semana!