Não é só de shampoo 2 em 1 que vive a cabeça masculina. Aos poucos, mas firmemente, os homens estão abrindo espaço na prateleira do banheiro para mais do que o desodorante em spray e gel capilar. O cabelo do homem está mais democrático. O look “natural com intenção” virou o novo padrão, com fios volumosos, com textura e um leve ar de descompromisso.
Quem ajuda nesse caminho é Alê Barbalhada, barbeiro e proprietário da Barbearia Barbalhada, que acompanha de perto essa transformação no comportamento masculino e compartilha dicas práticas para quem quer explorar volume, textura e movimento dos fios de forma fácil, moderna e descomplicada. Confira!
Nada começa sem um bom corte. Camadas ajudam a criar volume e movimento, especialmente em cabelos lisos ou finos. “Hoje, os homens estão buscando cortes que valorizem o formato natural dos fios, mas que também permitam variações no styling”, explica Alê Barbalhada.
Um atalho para quem quer um cabelo com mais presença — especialmente para homens que sofrem com fios finos — é o pó texturizador. Ao ser aplicado na raiz, ele cria volume imediato e textura seca, permitindo que o cabelo ganhe altura, estrutura e pareça mais cheio.
“O cabelo parece mais encorpado, com aquele ar de penteado fresco de barbearia, mas com acabamento natural, sem brilho nem aparência oleosa. E tudo isso sem endurecer os fios, porque o pó dá maleabilidade e permite remodelar ao longo do dia, se quiser. Eu indico o Pó Texturizador Charming Barbershop, porque tem textura leve, acabamento seco e levanta a raiz sem pesar. Visualmente, o efeito é de um cabelo com mais volume no topo e com aquela textura que dá vontade de ar a mão — e de tirar selfie”, brinca o barbeiro.
Esqueça o pente: os dedos são seus melhores amigos para dar forma ao cabelo e manter um visual mais natural. O truque é aplicar os produtos e “despentear” com intenção, criando textura e movimento de forma espontânea.
Após criar o volume, é hora de segurar tudo no lugar. O spray fixador moderno não tem mais nada a ver com os produtos do ado, que deixavam o cabelo duro, brilhante e com cheiro de laquê da vovó.
“A função do spray é manter o penteado no lugar ao longo do dia, especialmente quando você criou um visual com mais volume ou modelou os fios com pó, pomada ou cera. Ele trava o estilo, mas deixa os fios com aparência natural. O segredo é aplicar com leveza, a uma distância de uns 20 cm, e moldar com os dedos”, sugere o especialista.
A estética atual valoriza a imperfeição: fios fora do lugar, ondas marcadas, topetes meio tortos. “Esse tipo de styling transmite autenticidade e combina com o momento do homem contemporâneo, que quer cuidar da aparência, mas sem exageros”, diz Alê Barbalhada.
O styling masculino não é sobre vaidade exagerada, e, sim, sobre controle — o suficiente para parecer que você acordou assim. Com a ajuda certa, não precisa nem parecer esforço.
Por Denyze Moreira