"DA TERRA AO CORAÇÃO"

Vida de Benedito Ruy Barbosa será contada em documentário

A produção vai mesclar a característica não-ficcional dos documentários com elementos de ficção

Por Mohammed/Grupo Observatório
Publicado em 23 de janeiro de 2024 | 13:18

A trajetória de vida e carreira do autor de telenovelas Benedito Ruy Barbosa será contada em um documentário feito por sua filha, Edmara Barbosa, e Davi Lacerda, um dos diretores do remake de “Pantanal”.

A produção vai mesclar a característica não-ficcional dos documentários com elementos de ficção, retratando a história de um jornalista, interpretado por Eriberto Leão, que deseja contar a trajetória do dramaturgo, portanto realizando um entrevista com o mesmo e é a partir dela que o filme se desenrola.

Financiado por Edmara Barbosa, o projeto já foi quase todo rodado e será apresentado à direção do Globoplay. Caso seja aprovado pela alta cúpula, o projeto poderá ir ao ar na plataforma de streaming.

O documentário, cujo título provisório é "Da terra ao coração", conta com depoimentos de Benedito Ruy Barbosa, que foram captados ao longo de três meses em locais que marcaram sua história, como o Museu da Imigração, em São Paulo, que serviu como fonte de pesquisa para "Terra Nostra", um de seus sucessos televisos, que retrata o romance de Matteo Juliana em meio à imigração italiana ao Brasil.

Edmara Barbosa pretende realizar imagens Teatro de Arena, também na capital paulista, onde foi encenada "Fogo frio", a primeira peça do autor de 92 anos, em 1959.

Além do documentário, Benedito Ruy Barbosa está sendo homenageado na televisão com remakes de algumas de suas novelas que foram grandes sucessos, como "Pantanal", que ganhou uma nova versão em 2022 pelas mãos de um dos netos do autor, Bruno Luperi, que agora assina o remake de "Renascer", que estrerou na TV Globo nesta segunda (22).