Tradição em BH

La Greppia dá lugar a cursinho, mas este não é o fim do restaurante; entenda

Unidade na rua da Bahia, onde ficava o restaurante, será aproveitada pelo colégio Chromos, que já atua no mesmo prédio; proprietário La Greppia tem planos para voltar às atividades


Publicado em 02 de junho de 2023 | 17:15

A antiga unidade do restaurante La Greppia no centro de Belo Horizonte, fechado desde 2021, vai virar curso preparatório para vestibular e ensino médio. O colégio Chromos, que fica no mesmo prédio na rua da Bahia e ocupa o 2º e 3º pavimento há 20 anos, vai ampliar a unidade, aproveitando a área onde era restaurante, no térreo. A movimentação no local, que já está em obras, chama atenção daqueles que frequentaram, por muitos anos, o estabelecimento que ficava ali. Mas essa novidade não marca necessariamente o fim definitivo do La Greppia.

Proprietário do restaurante ao lado da mãe, Raí Paradela de Souza, 35 anos, explica que a família ainda detém o domínio da marca “La Greppia” e não pretende deixá-la “morrer”. “Queremos buscar parceiros, reinvestir. No fechamento a gente viu que o restaurante tem muita força, uma história muito grande”, revela.

Aberto ao público por 25 anos, com serviço de buffet e happy hour, o restaurante fechou as portas definitivamente em novembro de 2021. Segundo Raí, as restrições para o comércio durante a pandemia prejudicaram muito o empreendimento. “O custo para manter era muito alto”, diz. O restaurante chegou a tentar o serviço de delivery, que não funcionou.

Diante da situação, a saída foi fechar de vez. Mas a reação do público diante daquele fechamento provocou em Raí a possibilidade de não abandonar o negócio para sempre. “Fui eu que fiz a publicação sobre o fechamento no Instagram, né? Em dez minutos, o trem já tinha virado uma loucura, era repórter procurando, clientes lamentando, muitas mensagens”, relata. 

Na despedida do restaurante, que ficava num espaço alugado, o estabelecimento vendeu quadros, peças de mobiliário e adornos do local. “Tinha gente comprando para guardar de recordação”, afirma. Agora, Raí acredita que pode tocar um novo projeto, com o mesmo nome, o mesmo foco, mas com outro formato. “Talvez abrir à noite, investir em massas. Estamos pensando ainda”.

História

Localizado na rua da Bahia, o La Greppia era conhecido por funcionar 24 horas por dia e servir um buffet com opções de massas e cardápio variado. O local era point para happy hour e também, por abrir de madrugada, encontro de amigos após festas. A casa abrigava ainda, em suas paredes, espaço para artes, com pinturas de artistas locais e fotos antigas de BH.