MERCADO IMOBILIÁRIO

Venda de imóveis tem alta 15% no primeiro trimestre em BH; veja bairros que mais cresceram

Loft analisou 8,6 mil transações de janeiro a março nos dois anos, com base nos dados oficiais de ITBI da Prefeitura


Publicado em 24 de maio de 2025 | 06:00

Imóveis residenciais em Belo Horizonte registraram alta de 15% no primeiro trimestre de 2025 em comparação com o mesmo período de 2024. O dado é de um levantamento da empresa de tecnologia e serviços financeiros para imobiliárias Loft.

No total, foram analisadas 8,6 mil transações de janeiro a março nos dois anos, com base nos dados oficiais de ITBI da Prefeitura. Foram considerados bairros com ao menos 20 transações em 2024. Os bairros que mais cresceram em vendas no período foram Jaqueline (+152%), seguido de Jardim América (+110%) e Palmeiras (+91%). 

“Esses bairros mostram que há demanda tanto nas regiões centrais e tradicionais quanto em áreas mais periféricas, onde há novos empreendimentos e preços mais íveis”, afirma Fábio Takahashi, gerente de dados da Loft. Para se ter uma ideia, segundo o levantamento da Loft, o preço médio dos imóveis no bairro Jaqueline, por exemplo, foi de R$ 209 mil no primeiro trimestre. “O bairro Jaqueline tem atraído compradores pela oferta de imóveis com valor mais baixo, o que é uma vantagem em um contexto de crédito mais ”, completa o especialista.

Além de analisar os bairros com maior crescimento percentual, o levantamento também identificou os bairros com maior número absoluto de vendas. O Buritis lidera o ranking, com 251 transações entre janeiro e março de 2025 – alta de 8% em relação ao mesmo período de 2024. Em seguida aparecem Castelo (179), Lourdes (150) e Sagrada Família (136), que teve um dos maiores crescimentos entre os mais vendidos (+49%). “Lourdes e Sion continuam com grande apelo por sua localização e infraestrutura, mesmo com tíquetes mais altos”, pontua Takahashi.