CONTEÚDO DE MARCA

Cemig Agro: Sistema Faemg Senar conquista avanço para atendimento ao produtor rural mineiro

Projeto é resultado do trabalho junto ao Governo de Minas e à Cemig, que desenvolveram ações para garantir mais agilidade e eficiência no atendimento

Por OT360
Publicado em 19 de fevereiro de 2025 | 16:46

O Cemig Agro está ganhando corpo para melhorar o atendimento no campo. O projeto nasceu a partir de uma demanda do Sistema Faemg Senar, que foi prontamente atendida pelo Governo de Minas. Esta é uma grande conquista para o produtor rural mineiro, que terá atendimentos com mais agilidade e eficiência.

O projeto foi lançado em junho de 2024, com a criação de um canal direto de relacionamento com produtores rurais pelo telefone 0800 721 6600. Desde então, de acordo com a concessionária, foram feitos mais de 45 mil atendimentos. As ações foram pensadas para quatro anos (2024 - 2028). No ano ado, foram investidos R$ 2,3 bilhões em melhorias voltadas para o agro e, até 2027, serão cerca de R$ 11 bilhões. 

O Cemig Agro ainda prevê a criação de 76 bases espalhadas por toda área de concessão da companhia, sendo que 63 delas já estão em fase final de implementação ou início de operações. A primeira a entrar em operação foi a de Santa Juliana, no Alto Paranaíba, inaugurada em fevereiro. O restante está em fase de identificação de imóveis com características compatíveis com as instalações. 

Cada unidade contará com uma equipe de três eletricistas, que terão à disposição um veículo 4x4 e todos os equipamentos necessários para atendimento a diversos tipos de ocorrências em distribuição de energia nas áreas rurais.

A estabilidade do fornecimento de energia tem impacto direto na produção. Com times especializados em operação nas áreas agrícolas, o tempo de resposta a incidentes será menor, reduzindo perdas e assegurando mais segurança energética para o setor rural.

Os resultados positivos já começam a ser colhidos. "A partir de agora, com mais eletricistas atuando na zona rural, a tendência é diminuir o tempo de atendimento e as interrupções do fornecimento de energia no campo", destaca o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo.

Melhorias

Por meio do projeto, a Cemig também realizou limpeza e podas em mais de 42 mil km de linhas e inspeção preventiva em outros 140 mil km de linhas para reduzir o número de interrupções devido a quedas de árvores. Também foram instalados 2.700 religadores automáticos. Esses equipamentos podem restabelecer a energia de forma remota, sem a necessidade de deslocamento de equipes.

A iniciativa reforça o compromisso do Sistema Faemg Senar em buscar melhores condições para o agronegócio mineiro e a melhoria da qualidade de vida dos produtores rurais, como destaca o gerente de agronegócio da entidade, Rafael Rocha. "Estamos atentos a todos os problemas enfrentados no campo, e sabemos que a energia elétrica é um dos principais desafios. Essa ação, junto a outras iniciativas do Sistema Faemg Senar, visa garantir melhores condições de trabalho para o produtor rural, proporcionando mais dignidade e qualidade de vida”.

Acompanhe o trabalho do Sistema FAEMG SENAR pelo portal sistemafaemg.org.br.


*Conteúdo produzido pelo OT360 e de inteira responsabilidade do anunciante.